REQUERIMENTOS DE APOSENTADORIA POR TELEFONE ESTÃO SENDO NEGADOS! - FN Assessoria Jurídica

REQUERIMENTOS DE APOSENTADORIA POR TELEFONE ESTÃO SENDO NEGADOS!

REQUERIMENTOS DE APOSENTADORIA POR TELEFONE ESTÃO SENDO NEGADOS!

Temos recebido em nosso escritório dezenas de segurados se queixando que, ao fazerem o requerimento de aposentadoria no telefone 135, são impedidos de realizarem agendamento para atendimento presencial, mesmo informando o desejo de apresentar a documentação na agência, a fim de comprovar algum vínculo que não consta no Cadastro Nacional de Informações Sociais.

A informação passada pelos atendentes é que o pedido de aposentadoria é eletrônico, que o processo é virtual e, caso haja o desejo de apresentar alguma documentação, o segurado deve acessar o processo administrativo pelo sistema do “Meu INSS”.

Qual a dificuldade que o segurado poderá encontrar?

Sabe-se que grande parte da população, principalmente os idosos, não faz uso de meios eletrônicos, o que prejudica o segurado que deseja comparecer à agência para apresentar seus documentos, que comprovam suas contribuições e o direito à aposentadoria.

Ao analisar o pedido de aposentadoria, vendo que o segurado não apresentou documento referente a algum vínculo de trabalho que não está no Cadastro Nacional de Informações Sociais, o servidor faz o cálculo apenas com as informações do sistema, o que acarreta no indeferimento da aposentadoria.

O que fazer em caso de indeferimento?

Caso o segurado seja impedido de comparecer à agência e, por isso, tenha seu benefício negado, deverá ingressar com ação na Justiça Federal requerendo a concessão de sua aposentadoria, bem como o pagamento das parcelas devidas desde a data do requerimento administrativo.